Publicada em:15/05/2017 | Página principal
A Faculdade Metodista apresenta bons resultados em avaliações do MEC referentes a 2015

A Faculdade Metodista de Ciências Humanas e Exatas de Birigui, conquistou conceitos muito bons nos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC). Nesta quarta-feira (08), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas dos três Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes a 2015: o conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

A Faculdade Metodista conquistou conceito 3 no IGC de 2015, mantendo a qualidade comprovada em avaliações anteriores. Na avaliação do Enade, o curso de Ciências Contábeis da Metodista teve nota 4 (muito bom) e o curso de Administração teve nota 3 (bom). Já na análise do CPC, os cursos receberam nota 3 (bom).

Os três conceitos divulgados nesta quarta-feira (08) têm relação com o Ciclo Avaliativo do Enade e são quantificados de acordo com as áreas de avaliação vinculadas a um dos três ciclos. Em 2015, foram avaliados com notas de 1 a 5 os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

O IGC calcula a avaliação da Instituição de Ensino Superior considerando a média do CPC, ponderada pelo número de matrículas, e média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A nota do Enade é calculada a partir do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. Esse indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e Conhecimento Específico. O CPC agrega diversas variáveis como resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente e percepções dos alunos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Segue abaixo os resultados dos cursos: